24 de mai de 2010

Pentecostes - O Toque do Espírito

Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.
Nessa altura o apóstolo Pedro, ungido pelo Espírito do Senhor, pregou o evangelho verificando-se a conversão de três mil pessoas. Aí estavam as primícias de uma substancial colheita de preciosas almas para Cristo! A partir dessa data a palavra 'pentecoste' passou a ter outra significação para o Cristianismo. Passou a ser o símbolo do revestimento da Igreja com poder do Céu. A palavra significa plenitude do Espírito Santo na Igreja; na vida particular: poder para vencer o mal, desejo de santidade, sede de salvação, anseio de servir. Pentecoste quer dizer vida de Deus, vida abundante, tempestade de poder, manifestações sobrenaturais, guerra ao mal, fogo queimando o pecado e verdade fustigando a hipocrisia.
A necessidade primacial da Igreja é viver no espírito do Pentecostes. Multidões de crentes espiritualmente anêmicos carecem dessa plenitude divina; pregadores sem unção e poder necessitam de ser cheios do Espírito; comunidades cristãs, antes florescentes, estão desaparecendo num mundo cada vez mais materialista e indiferente.
Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.
O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.

"O nosso mundo carece ser temperado por cristãos que sejam cheios do Espírito, guiados pelo Espírito e revestidos de poder pelo Espírito. O leitor é um cristão assim? Ou precisa que o Espírito Santo toque novamente a sua vida? Você necessita de um avivamento na sua própria vida? Pois saiba que Deus-Espírito quer conceder-lhe isso agora mesmo!" Billy Graham

Adaptado de: comshalom.org
portalevangelico.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Posts