14 de jul. de 2010

Fofoca vs Aconselhamento

Definição: Falar algo de alguém é fofoca, quando o que é dito não contribui para a solução do problema da pessoa em questão.

Levítico 19:16 “ Não ande espalhando mentiras no meio do povo, nem faça uma acusação falsa que possa causar a morte de alguém. Eu sou o SENHOR
Penso que o motivo real porque Deus nos deixa transmitir algo sobre a "fofoca", é que esse problema de maneira nenhuma nos é estranha. Nós não somente ouvimos fofocas, também as espalhamos e nós mesmos fomos vítimas delas. E acreditem: Todas as três coisas doem ao Senhor da mesma maneira! E todas as três causam morte (separação de Deus) como descrito no versículo de Levítico.
Quando conto adiante algo que eu deveria Ter ficado para mim, normalmente o justifico com as palavras: "Precisamos de qualquer maneira orar por fulano ou sicrano, ele tem o seguinte grave problema..." Mas então normalmente não oramos, mas falamos bastante sobre o assunto. Naturalmente sempre foi altamente interessante ficar sabendo das últimas histórias sobre uma pessoa ou dependendo do caso, sobre várias pessoas.
Você já sabia que a Bíblia fala muito sobre fofoca? “.. aborreço a boca perversa” Prov 8:13; “Além disso, elas se acostumam a não fazer nada e a andar de casa em casa; e, pior ainda, aprendem a ser mexeriqueiras, metendo-se em tudo e falando coisas que não devem.” I Tim. 5:13; “Destruirei aqueles que falam mal dos outros pelas costas e não suportarei os orgulhosos e os arrogantes.” Salmo 101:5.
O que Deus acha dos fofoqueiros? “Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros.” Rm 1:29-31. Mas isso não os impede de continuar a faze-las e até de animar outras pessoas a pratica-las.
Além disso as fofocas não precisam ser obrigatoriamente mentirosas. Muitos pensam: "O assunto é verdade, por isso posso contá-lo a todos." Mas isso não está certo! Dizer a verdade com falsos motivos pode Ter efeito ainda mais funestos do que falar inverdade. A definição de "fofoca", descrito no início desse post, deixa isso claro.

O que devo fazer?
Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão.” Mt 18:15
Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir a essa pessoa e a nenhuma outra! Se alguém vive em pecado, que valor teria, falar a respeito a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Jesus Cristo falava diretamente com os seus, os admoestava em amor e o colocava novamente no centro da Sua vontade. Transmitir a outros nossas mágoas e amarguras e ouvir quando eles falam das suas, é outra área em que devemos ser bem cuidadosos. Para isso devemos procurar um líder, pastor ou alguém que realmente possa nos ouvir com respeito e consideração. Alguém que você saiba que, mesmo após algum conflito, jamais usará do que ouviu contra você.
Muitas vezes, fofocas e difamações são camufladas como "aconselhamento espiritual". Nada existe de condenável no aconselhamento espiritual, se realmente falar com conselheiro espiritual, um conselheiro espiritual é um crente maduro, que te exorta numa vida espiritual e te mostra a reconciliação, que aponta seu pecado na situação que está sendo analisada! A ele interessa principalmente a vontade de Deus, não a tua.

“Sou todo ouvidos... pode começar”
Muitos de nós pensamos que somente ouvir não é tão grave quanto espalha-las. Mas isso não é verdade! Deus diz: "O malfazejo(maldoso, perverso) atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna." (Prov. 17:4).
Sim, porque lhes damos ouvidos?! Porque estamos tão rapidamente dispostos a acreditar o pior? Porque não respondemos educada mas decididamente: "Desculpe, tenho a impressão que você está contando algo, que eu nem deveria ouvir. Você deveria conta-lo ao Senhor e aquele quem se refere, mas a mim não."
Algumas exortações desse tipo, mataria a maior parte das histórias de mexericos. Ao menos, elas impedirão as pessoas de vir a ti com sua conversa fiada. Talvez, assim também as estimule uma vez a pensar sobre coisas mais importantes que os assuntos de outras pessoas.

Pra encerrar...
"Digo-vos que de toda palavra frívola(fútil, sem valor) que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo." (Mat. 12:36). Em cada palavra que dizemos, tomamos uma decisão. Ou nos decidimos a glorificar a Deus ou a entristecê-lo, rebelando-nos contra sua palavra; "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe(nojenta), e sim, unicamente a que for boa para edificação." (Ef. 4:29). Freqüentemente não levamos a sério a ordem de Deus para controlar nossa língua. Trata-se, entretanto, de uma das características de um crente maduro. Sabemos que o coração é enganoso mais do que todas as coisas (Jer. 17:9), e assim seria fácil justificar desse modo nosso comportamento errado.
Fofoca e difamação, são instrumentos de Satanás. Ele sabe: se consegui dividir-nos e fazer com que lutemos entre nós, estaremos muito ocupados para lutar entra ele. Temos que parar e pensar, antes de falar! Deveríamos decidir em nosso coração, nunca mais dar ouvidos a fofocas ou espalha-las! Isso é possível pela graça de Deus e através da nossa decisão de fazer a escolha certa! Talvez tenhas que pedir desculpas a alguma pessoa. Talvez será preciso revelar amarguras e curá-las. Vai primeiro a Deus e deixa Ele ordenar teu coração! Ele também te dará forças para fazer o restante: (Apoc. 19:7)

Então, cuidemos com nossos ouvidos e controlemos nossa língua com os assuntos que tratamos entres os irmão e também na igreja. Vamos a frente junto com Jesus, combatendo a fofoca e semeando amor.


"Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre os irmãos." (Prov. 6:16-19)

2 comentários:

  1. Cara, ja venho ouvido muito disso na juventude, o post ficou perfeito, obra linda do Senhor, espero que todos leiam e reflitam muito isso, "Fofoca e difamação, são instrumentos de Satanás. Ele sabe: se consegui dividir-nos e fazer com que lutemos entre nós, estaremos muito ocupados para lutar contra ele." !!!

    ResponderExcluir
  2. muito bom mesmo o post, e como eu tinha faltado a pregação do Dudu exatamente sobre isso, esse post me foi bem esclarecedor!! Amém

    ResponderExcluir

Posts