20 de nov de 2010

Segregacionistas: assunto dificil de digerir

Tentaram usar a filosofia, a religião e a ciência para justificar algo economicamente lucrativo: a escravidão



A prece de Jesus na cruz nos ensina outra lição. É uma expressão da consciência que ele possui da cegueira intelectual e espiritual do homem. “eles não sabem o que fazem..." devemos reconhecer que Jesus não foi pregado na cruz apenas pelo pecado, mas também por causa da cegueira... O poulacho escarnecedor que estava à beira do caminho do calvário era composto por gente mais cega do que propriamente má. Eles não sabiam que faziam. Que tragédia!

Nosso mundo é ameaçado pela perspectiva sinistra do aniquilamento atômico, porque muito poucos são ainda aqueles que sabem o que fazem.

A escravidão na América foi perpetuada, não apenas pela maldade humana, mas também pela cegueira. 

Certos homens se convenceram de que um regime economicamente lucrativo tinha de ser moralmente justificável. Formularam e elaboraram teorias de superioridade racial... A religião e a bíblia foram usadas para manter o status quo. Apelou-se a ciência para provar a inferioridade biológica do negro.Foi assim que os homens combinaram cuidadosamente os dados da ciência, da religião e da filosofia para neles fundamentar a doutrina da supremacia branca.

Os segregacionistas recusam-se a reconhecer a conclusões da ciência, a saber: a quatro grupos sanguíneos e esses quatro grupos se encontram em todo e qualquer grupo racial. Eles creem cegamente no valor eterno de um mal chamado segregação e na verdade intemporal de um mito chamado supremacia branca. Que tragédia! Milhões de negros foram crucificados pela cegueira das consciências. Juntamente com Jesus, devemos  olhar para os nossos opressores com amor e dizer: “pai, perdoai-os eles não sabem o que fazem”

Texto extraído do livro: Orar Com: Martin Luther King e os não-violentos. Editora Loyola.

Um comentário:

  1. Acho que isso ainda acontece no dias do hoje. O problema está em permanecermos no erro... antigamente era contra os muçulmanos (cruzadas), depois as bruxas (?), judeus, negros entre outors... hoje é com os homossexuais... daqui alguns anos uma nova filosofia contra outro tipo de pessoas.

    O único mandamento que nunca errou em toda história, e o único que funciona é:

    Ama a teu próximo como a ti mesmo, não revide o mal com o mal.

    O dia que praticarmos isso o mundo será outro. O reino dos céus está entre nós.

    Somente por Ele.

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget

Posts