27 de ago de 2010

Prosseguindo para o Alvo

Filipenses 3.13-14: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

No verso 13, o apóstolo diz: "Não julgo que o haja alcançado". Quem conhece a obra missionária de Paulo, sabe que ele foi um missionário bem sucedido, ele poderia ter dito, "alcancei meu objetivo", mas ele estava disposto a conseguir mais. Primeira coisa que eu aprendo aqui é que você tem todo o direito de querer mais, de aprimorar e melhorar o que você já conseguiu, e mesmo que não tenha conseguido realizar algum objetivo, declare como Paulo: "Não julgo ter alcançado"... esta confissão nos abre na mente um leque de idéias e entusiasmo para continuarmos e nos dedicarmos novamente a grandes projetos.

Devemos nos libertar do passado:

"Esquecendo-me das coisas que para trás ficam". Paulo declara que mesmo que não tenha alcançado seu alvo, ele deveria tentar novamente, mas para isso, algo era necessário ser feito: "Esquecer do que ficou para trás".

Muitas pessoas não conseguem andar para frente justamente por isso. Ficam presas ao passado. Imitam a mulher de Ló, que olhou para trás e virou estátua, não voltou nem prosseguiu.

O crente que vive remoendo o passado, não tem visão de futuro:

- Que falta eu sinto daquele outra igreja!
- Que saudade eu sinto da minha ex-namorada!
- Que saudade eu sinto do meu falecido marido!
- Ah, como eu era feliz quando ganhava 1000 reais por mes.
- Ah, como era melhor os peixes do Egito, melhor do que esse maná do deserto....

Irmão, seja qual for o seu passado, talvez aparentemente até melhor do que os dias atuais, liberte-se dele. Você não tem pacto com o passado, e não deve fidelidade a ele. Deus quer te fazer andar para frente. Talvez você ganhe muito menos do que ganhava antes. Talvez sua família era mais entrosada no passado. Talvez você sinta falta de algo ou de alguém, mas uma coisa eu te digo:

"Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Se ficar preso no passado, não tem como andar pra frente. Você precisa esquecer definitivamente das coisas que para trás ficam. O passado pode arruinar sua vida para sempre. Pode te afastar até de Deus.

Se for necessário perdoar alguém, perdoe. Se for necessário pedir perdão, peça... mas liberte-se do passado. Deus tem novos degraus, novos andares, para sua vida. Esforça-te, você vai conseguir.



Autor: Pr. Ricardo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Posts